Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
CÂMARA MUNICIPAL FAZ DEVOLUÇÃO DE SALDO PARA AUXÍLIO AS VÍTIMAS DO TEMPORAL
Webline Sistemas

Antes do início da sessão ordinária do último dia 27 de Agosto, os senhores vereadores se reuniram com o senhor prefeito Jerônimo Gadens do Rosário e o assessor de gabinete senhor Onézimo Ferreira, onde puderam discorrer sobre os prejuízos ocorridos em razão da chuva de granizo.

O senhor prefeito passou a relatar toda a situação em que se encontra o município, iniciando pelo número de residências que foram atingidas, e tiveram telhados destruídos, bem como a forma de auxílio que o município vem oferecendo a todos, contando, nesse caso, com ajuda da defesa civil do estado, empresas de Guarapuava e Região, Igrejas, Lions Club, e toda a população turvense, que num gesto de solidariedade mútua, todos puderam emprestar os seus serviços de uma forma ou de outra, amenizando, com isso o sofrimento de tantas pessoas.

Falou que os donativos foram muitos, em se tratando de roupas, cobertores, colchões, alimentos, água. Servidores do município estiveram a frente do cadastramento de famílias, para a recepção de telhas e outros.

Lembra de que em um primeiro momento, o município disponibilizou vinte telhas para cada família cadastrada, iniciando-se pelos mais vulneráveis e seguindo nessa ordem, pois a necessidade é de aproximadamente cem mil telhas, o que ainda não estaria disponível, sendo necessário que após todo o levantamento, se proceda com a edição do decreto de emergência, para na sequência se adquirir mais telhas e assim poder atender a todos.

Nesse sentido, com a edição do Decreto, já se tem orçamento para aquisição dessas telhas diretamente da fábrica a um custo bem abaixo, e também com o frete reduzido, sendo oferecido por empresários do município, e que estariam chegando a partir deste dia (28/08/2018), e seguindo a distribuição conforme os critérios colocados, e para isso é que se necessita do maior volume de recursos.

Foi pensando nessa ajuda que o senhor presidente convocou todos os vereadores para esta reunião, onde solicitou dos mesmos a possibilidade de se estar repassando um valor para que o município utilize na aquisição de telhas.

Os senhores vereadores prontamente atenderam a convocação do senhor presidente e sensibilizados com o fato, autorizaram a devolução de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), para auxílio as vítimas, o senhor presidente explicou que esse valor faz parte do fundo para a construção da sede própria do Poder Legislativo, a partir das economias feitas durante o ano passado e este ano, mas que diante dos fatos, e sendo uma das maneiras desta casa auxiliar, além é claro da ajuda que os vereadores vem prestando no atendimento as pessoas atingidas.

O senhor presidente falou em agradecimento a cada um que pôde de alguma maneira ajudar, pessoas dos municípios vizinhos, empresas, governo do estado, mas principalmente a cada turvense, que neste momento mostrou a sua mais pura e sincera solidariedade, colocando a mão na massa literalmente e ajudando o seu vizinho.

Lembra que, são momentos como este, que demonstram o verdadeiro amor cristão, onde as pessoas não medem esforços para amenizar a dor do seu próximo, fazendo de um tudo para ajudar, e somente em Deus encontramos a verdadeira recompensa, por tudo aquilo que fazemos, e nesse sentido rogamos as bênçãos de Deus sobre cada um que foi vítima, ou que esteve ajudando, para que possam recuperar os seus pertences, e receber em dobro de benção a sua ação de fé e amor.

Ao final o senhor prefeito ainda lembrou dos prédios públicos que foram atingidos, sendo escola Elias Abrahão, Escola Santa Anita, Semei Vó Luiza, Semei João Adolfo, centro de destruição, prefeitura municipal e que necessitaram de reparos na cobertura, o caso mais grave é da escola Elias Abrahão, que dificilmente voltará as atividades neste ano, mas que já foram alocadas as turmas, na Escola Professores Edvaldo e Maria Janete e Escola Frida Rickli Neiverth.

 

Data: 28-08-2018 00:00:00